A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti) formou em dezembro, por meio de curso oferecido no Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas do Estado de Pernambuco (Parqtel), 22 novos profissionais capazes de prover serviços tecnológicos na área de eletroeletrônicos.
O grupo, formado por engenheiros, estudantes, professores universitárias e integrantes de empresas incubadas, aprenderam a operar equipamentos de prototipação eletrônica da linha LPKF, pertencentes ao laboratório de manufatura avançada do Centro de Manufatura Avançada (CMA) do Parqtel. Com isso, poderão fabricar placas de circuito impresso multicamadas com qualidade profissional em questão de horas, reduzindo o tempo para o mercado de novos produtos e agilizando as pesquisas científicas.
“Tudo isso só foi possível com os novos equipamentos adquiridos para o nosso Parque Tecnológico. A partir dessas ferramentas e do treinamento aos novos profissionais, será possível fortalecer toda a cadeia de eletroeletrônicos em Pernambuco, tendo pessoas mais qualificadas e criando mais possibilidade para desenvolvimento de soluções de internet das coisas e para a indústria de eletrônicos estar alinhada com a Indústria 4.0 no Estado”, destaca Carmelo Bastos, diretor de Ambientes de Inovação e Formação Superior da Secti.