Compesa

O COOPERAÇÃO IoT é um conjunto de soluções que vem sendo desenvolvidas na COMPESA dentro do universo de Internet das Coisas (do inglês, Internet of Things, IoT). O propósito é conectar os dispositivos operacionais, tais como medidores (de nível, pressão, vazão) e atuadores (válvulas, conjuntos moto bomba), de forma massiva, agregando melhor supervisão, controle e gestão dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A fase atual do projeto prevê o desenvolvimento de três produtos, os quais têm o objetivo de atender necessidades específicas do setor operacional da COMPESA:

1 – Datalogger Low Power: Tem por finalidade armazenar e transmitir automaticamente variáveis dos processos de abastecimento de água e esgotamento sanitário (vazão, pressão, nível, dentre outras) com baixo consumo de energia, possibilitando aplicações com infraestrutura simplificada e grande versatilidade.

2 – Datalogger de Nível Ultrassônico: Tem por finalidade medir, armazenar e transmitir automaticamente valores de nível de reservatórios.

3 – Controlador de Válvula Multiaplicações: Tem por finalidade realizar o controle automático de válvulas para diversas aplicações, tais como controle de pressão em áreas de abastecimento, controle de nível de reservatórios, controle de vazão em adutoras, etc.

Dessa forma a COMPESA busca melhorar a qualidade dos serviços que são prestados para a sociedade pernambucana, uma vez que a utilização desses dispositivos permite à COMPESA uma operação mais eficiente dos seus sistemas, resultando assim na diminuição das perdas e numa maior continuidade do abastecimento de água.

Responsáveis

Antônio Lucena

(81) 994913297
antoniolucena@compesa.com.br

João Mateus

(81) 996445126
joaomateus@compesa.com.br

João Monte

(81) 98491-3735
joaomonte@compesa.com.br
Quero Participar