O recém-empossado Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Lucas Ramos, participou na manhã desta quinta-feira (13/08) da sua primeira reunião com o comitê gestor do Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel). Durante o encontro foi apresentado ao secretário um balanço das ações desenvolvidas no local, assim como os pleitos dos empresários para alavancar o setor.
O cientista-chefe do Parqtel, Carmelo Bastos, apresentou as ações que já foram feitas no Parqtel para torná-lo referência na área de hardware em todo o Nordeste. Destacou ações focadas na Indústria 4.0 voltadas para o Ecossistema de Inovação de Pernambuco e as ações de formação de capital humano qualificado, para atender as empresas que se instalam no estado.
O secretário Lucas Ramos destacou a necessidade de ouvir as demandas do mercado para que o local possa se tornar referência também na produção de soluções para o setor. “É preciso ações planejadas, criar um ambiente de discussão e colocar em prática o que for debatido. Vamos aumentar a competitividade, fortalecer as áreas de inovação e tecnologia, permitindo a facilidade no desenvolvimento de produtos. Com isso, vamos tornar Pernambuco um grande produtor do setor”, reforçou Ramos.
Após a reunião, o secretário conheceu a infraestrutura do Centro de Manufatura Avançada (CMA) e as instalações da Incubadora Parqtel de Projetos de Inovação Tecnológica (INBARCATEL). Entre os vários projetos instalados no local, conheceu a Neurobots, uma startup pernambucana que já recebeu diversos prêmios nacionais e internacionais, com o desenvolvimento de uma prótese robótica, que com auxílio de um eletroencefalograma, ajuda na fisioterapia de pacientes que perderam o movimento.
Parqtel – Ocupando uma área de 43 hectares em Recife, próximo a BR 232, ao TIP, as principais instituições de ciência e tecnologia (Cetene, UFPE, IFPE, Itep, Inmetro) e a BR 408, o Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas – Parqtel é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco com objetivo de concentrar inovação para catalisar relações entre os atores do Sistema Local de Inovação, conectando competências, fazendo parcerias com entidades globais e atraindo Centros de PD&I de empresas, e mantendo uma visão permanente das tendências futuras, a fim de contribuir para o incremento da competitividade do Estado nos setores a ele relacionado.
Confira aqui mais fotos: