O Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel) apresentou, em reunião ordinária do Conselho Consultivo da Instituição, novas ações planejadas para o segundo semestre de 2021 e promoveu um balanço de resultados. O colegiado é responsável pela tomada de decisões estratégicas para o desenvolvimento de todo o complexo do Parqtel.
O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente do Conselho, Lucas Ramos, coordenou a apresentação e destacou o Programa Produz.AI que, em breve, será anunciado pela Secti. A iniciativa tem como objetivo tornar o Parqtel um hub de aceleração de negócios industriais, ampliando a estrutura integrada do Centro de Manufatura Avançada (CMA) para gerar novas oportunidades, a partir do amadurecimento de novas tecnologias em linhas de produção de teste, totalmente equipadas e instaladas dentro do Parqtel.
Lucas Ramos reforçou o papel do Estado como um indutor de ações estratégicas. “Cabe ao Poder Público financiar ações que vão colocar Pernambuco, de fato, em um patamar de maior competitividade e produtividade, aumentando a renda e o emprego dos trabalhadores. Impulsionando o dinamismo do setor industrial do Estado. A academia também é fundamental nesse processo, pesquisando, apoiando e qualificando pessoas, produtos e processos. E, aliado a isso, não podemos deixar de destacar o papel da Facepe, que é o principal braço executor das políticas públicas traçadas pela Secti”, afirmou.
O gerente geral de ambientes de inovação da Secti, Alexandre Maciel, apresentou ainda outras atividades a serem desenvolvidas no local já no segundo semestre deste ano, a exemplo do Arquithon, um Hackathon para arquitetos e engenheiros com registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura de Pernambuco (CREA-PE) e no Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU/PE), que vai premiar o melhor projeto arquitetônico para as futuras instalações do Produz.AI. O edital do concurso será lançado em breve.
Com a flexibilização das atividades econômicas e a retomada de alguns setores, como o de eventos, o Partqel vai promover também no segundo semestre um Road Show, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe). Serão cinco eventos, sendo quatro encontros com representantes das indústrias (Petrolina, Caruaru, Suape e Parqtel) e um quinto a ser realizado na Secti com membros de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs). “O Road show vai apresentar o Produz.Ai ao setor industrial, e consequentemente escutar as necessidades da indústria Pernambucana”, explicou Maciel.
CONSELHO CONSULTIVO – O conselho é formado por representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Centro de Excelência em Tecnologia de Software do Recife (SOFTEX Recife), Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE), Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Porto Digital, SEBRAE, SENAI, Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
O PARQTEL – Ocupando uma área de 43 hectares em Recife, próximo a BR 232, ao TIP, as principais instituições de ciência e tecnologia (Cetene, UFPE, IFPE, Itep, Inmetro) e a BR 408, o Parque Tecnológico de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas – Parqtel é uma iniciativa do Governo do Estado de Pernambuco com objetivo de concentrar inovação para catalisar relações entre os atores do Sistema Local de Inovação, conectando competências, fazendo parcerias com entidades globais e atraindo Centros de PD&I de empresas, e mantendo uma visão permanente das tendências futuras, a fim de contribuir para o incremento da competitividade do Estado nos setores a ele relacionado.